Dificuldades de
aprendizagem e transtornos
No Brasil e em outros países em desenvolvimento, pesquisadores estimam
que de 40% a 42% dos alunos nas séries iniciais tenham dificuldades para
aprender. Destes, 4% a 6% têm transtornos de origem neurobiológica.
Para muitos professores, as expressões “Dificuldade de aprendizagem”
e “Transtornos” têm o mesmo significado. Mas são dois problemas diferentes e
que se manifestam e devem ser tratadas de maneiras distintas.
É muito importante que o professor saiba
diferenciar estes conceitos para proporcionara ao seu aluno intervenções
adequadas que irão contribuir de forma satisfatória para um melhor aprendizado.
Qualquer aluno pode apresentar em algum momento da
vida escolar alguma dificuldade no processo de aprender.
Entretanto o professor, só poderá realmente
considerar que o aluno apresenta algum problema de aprendizagem quando os
mesmos persistirem após as intervenções educacionais.
Os professores devem ter cuidado ao “diagnosticar”
um aluno com dificuldade de aprendizagem.
Hoje em dia percebemos uma grande tendência de alguns professores
atribuírem causas organicistas aos alunos com problemas de aprendizagem.
Todos os
envolvidos no processo educativo devem estar atentos aos fatores que estão
relacionados ao problema, observando se o aluno está passando por uma
dificuldade momentânea ou se a dificuldade persiste há algum tempo.
As dificuldades no aprendizado podem
estar relacionadas a diversos fatores, externos ou internos. Podem decorrer de
causas orgânicas, condições psicológicas da criança, também podem estar
relacionadas a fatores ligados a vida familiar da criança e até mesmo a algum
distúrbio ou transtorno, também podem estar relacionadas a questões didáticas,
metodológicas ou avaliativas.
Normalmente, as dificuldades de
aprendizagem estão relacionadas a fatores externos, ou seja, questões relacionadas
a metodologia da escola, a forma de avaliação, ou até em razão da presença de
situações negativas de interação social.
Em contrapartida os Transtornos,
normalmente estão relacionados aos fatores intrínsecos, ou seja, que fazem
parte do aluno, estes fatores podem ser de ordem neurológica, química, fatores
hereditários, etc.
Os Transtornos de Aprendizagem compreendem uma inabilidade
específica, na leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam
resultados significativamente abaixo do esperado para o seu nível de
desenvolvimento, escolar.
Atualmente a dislexia é uma
dificuldade que tem ganhado grande repercussão dentro do ambiente escolar,
porém devemos estar atentos a outros sérios problemas como: o TDAH (Transtorno de
Déficit de Atenção e Hiperatividade), a disgrafia, a dislalia, a disortográfica
e a discalculia.
É muito importante que os professores
tenham conhecimento e saibam diferenciar transtorno e dificuldade de
aprendizagem, para realizar intervenções e encaminhar os alunos para um
diagnóstico clinico.
Algumas crianças precisam apenas de estratégias diferentes, atenção, métodos de ensino adequados,
estímulos positivos e ou de atendimento especializado para avançar nos estudos.
As dificuldades e os transtornos de
aprendizagem que se manifestam na infância geralmente tem forte impacto sobre a
vida da criança e de sua família até mesmo na face adulta, uma vez que este
indivíduo acaba sofrendo por não ser bem aceito em seu meio social e isso pode
acarretar prejuízos em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Por Andréa Guimarães
09/09/2016
09/09/2016
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