terça-feira, 28 de junho de 2016

Dificuldades de aprendizagem e transtornos

Dificuldades de aprendizagem e transtornos

No Brasil e em outros países em desenvolvimento, pesquisadores estimam que de 40% a 42% dos alunos nas séries iniciais tenham dificuldades para aprender. Destes, 4% a 6% têm transtornos de origem neurobiológica.

Para muitos professores, as expressões “Dificuldade de aprendizagem” e “Transtornos” têm o mesmo significado. Mas são dois problemas diferentes e que se manifestam e devem ser tratadas de maneiras distintas.
É muito importante que o professor saiba diferenciar estes conceitos para proporcionara ao seu aluno intervenções adequadas que irão contribuir de forma satisfatória para um melhor aprendizado.
Qualquer aluno pode apresentar em algum momento da vida escolar alguma dificuldade no processo de aprender.
Entretanto o professor, só poderá realmente considerar que o aluno apresenta algum problema de aprendizagem quando os mesmos persistirem após as intervenções educacionais.
Os professores devem ter cuidado ao “diagnosticar” um aluno com dificuldade de aprendizagem.  Hoje em dia percebemos uma grande tendência de alguns professores atribuírem causas organicistas aos alunos com problemas de aprendizagem.
Todos os envolvidos no processo educativo devem estar atentos aos fatores que estão relacionados ao problema, observando se o aluno está passando por uma dificuldade momentânea ou se a dificuldade persiste há algum tempo.
As dificuldades no aprendizado podem estar relacionadas a diversos fatores, externos ou internos. Podem decorrer de causas orgânicas, condições psicológicas da criança, também podem estar relacionadas a fatores ligados a vida familiar da criança e até mesmo a algum distúrbio ou transtorno, também podem estar relacionadas a questões didáticas, metodológicas ou avaliativas.
Normalmente, as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a fatores externos, ou seja, questões relacionadas a metodologia da escola, a forma de avaliação, ou até em razão da presença de situações negativas de interação social.
           Em contrapartida os Transtornos, normalmente estão relacionados aos fatores intrínsecos, ou seja, que fazem parte do aluno, estes fatores podem ser de ordem neurológica, química, fatores hereditários, etc.
           Os Transtornos de Aprendizagem compreendem uma inabilidade específica, na leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolar.
            Atualmente a dislexia é uma dificuldade que tem ganhado grande repercussão dentro do ambiente escolar, porém devemos estar atentos a outros sérios problemas como: o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), a disgrafia, a dislalia, a disortográfica e a discalculia.
É muito importante que os professores tenham conhecimento e saibam diferenciar transtorno e dificuldade de aprendizagem, para realizar intervenções e encaminhar os alunos para um diagnóstico clinico.
Algumas crianças precisam apenas de estratégias diferentes, atenção, métodos de ensino adequados, estímulos positivos e ou de atendimento especializado para avançar nos estudos.
As dificuldades e os transtornos de aprendizagem que se manifestam na infância geralmente tem forte impacto sobre a vida da criança e de sua família até mesmo na face adulta, uma vez que este indivíduo acaba sofrendo por não ser bem aceito em seu meio social e isso pode acarretar prejuízos em seu desenvolvimento pessoal e profissional.


 Por Andréa Guimarães
09/09/2016

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