domingo, 5 de fevereiro de 2017

MALINHA DE LEITURA


PROJETO MALINHA DE LEITURA


  “O Livro é aquele brinquedo que por incrível que pareça que entre um mistério e um segredo põe ideias na cabeça”.
Maria Dinorah
JUSTIFICATIVA


Este projeto foi criado para incentivar, favorecer o desenvolvimento e consolidar o hábito de leitura nas crianças. Sabe-se que a literatura Infantil atua sobre as crianças para além do prazer e da emoção, ela transforma e cria a consciência crítica do leitor. Portanto é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório.
Nesse contexto, a literatura (as fábulas, parábolas, mitos e lendas, os contos de fadas...) tem um papel fundamental na formação dos valores éticos, estéticos, morais e humano da criança; além de proporcionar desde cedo à preparação para a vida social seja na escola ou no trabalho.

OBJETIVOS


            Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “Malinha de Leitura” tem como objetivo incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos alunos culminando na sistematização e no prazer de ler. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo mediador entre a criança e o livro.



DESENVOLVIMENTO



            Todas as sextas-feiras a professora irá levar para a sala de aula uma mala contendo vários livros literários, os alunos participarão de um sorteio em que o aluno sorteado irá levar a malinha com um livro escolhido por ele(a)  para casa. Nesta malinha além do livro terá uma atividade. O aluno irá ficar o final de semana com o livro para ler juntamente com sua família e na segunda-feira o aluno deverá devolver a malinha juntamente com o material que contém dentro da mesma. Na segunda-feira a professora irá finalizar juntamente com o aluno responsável pela malinha uma atividade sobre o livro. (Ex: apresentação do livro, reconto, teatro. etc.).




Obs: Também montei um cantinho de leitura na sala de aula, pois assim os alunos irão ter acesso o tempo todo com o mundo a leitura. 




OLÁ AMIGUINHO (A), EU SOU O FROG.
SOU O MASCOTE DA TURMA DA PROFESSORA ANDRÉA.



Eu adoro ler, porque “LER É VIAJAR PELO MUNDO DA IMAGINAÇÃO”.

Hoje você foi sorteado para fazer uma viagem comigo e seus familiares. Leia com atenção, Leia para o papai, para mamãe, pra vovó, titios, irmãos ou vizinhos, leia para quem você quiser.  Cuide bem de mim (Frog), eu não posso sujar. Abaixo estão ás regras e orientações.

Regras e orientações

·              Você é responsável pela malinha e por tudo que está dentro dela. Não pode sujar, rasgar, ou sumir o conteúdo dentro da malinha. Se isso acontecer você terá comprar e devolver outro novinho.
·           Esta malinha é de sua responsabilidade você não pode emprestar para ninguém.
·        Você irá ler o livro quantas vezes forem necessárias e irá fazer a atividade proposta com muito capricho.
·       Na segunda-feira, você terá que devolver a malinha e tudo que contém nela, bem como a atividade, feita.
·       Na segunda-feira você irá fazer o reconto da estória para seus amigos e professora.
·                    Cuide bem do Frog não deixe sujar.




“Boa viagem”!!!




Escola Estadual Estudante Lívia Mara de castro

Ficha de Leitura


Nome do aluno(a)_________________________________________________

Nome do Livro 

Autor(a):________________________________________________________

Ilustrador(a)____________________________________________________

Editora:_________________________________________________________

Personagens:____________________________________________________
Faça um desenho sobre o livro.












Hora do Reconto

Nome do aluno(a)_________________________________________________

___________________________________________
Título do Livro









Finalização:

Toda segunda-feira o aluno que levou a "Malinha de Leitura" terá que fazer uma apresentação para a professora e para seus colegas. Iniciando com os dados da Ficha de leitura, como título, autor, ilustrador, editora, também irá falar se gostou ou não do livro. E fará uma apresentação através do reconto, teatro de fantoche, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário