domingo, 5 de fevereiro de 2017

PROJETO LIXO NO LIXO, ESCOLA NO CAPRICHO

PROJETO – Lixo no lixo, escola no capricho





PÚBLICO-ALVO


Alunos, professores e demais funcionário da Escola Estadual xxxxxxxxxxxxxx do 2º turno (1º ao 5º ano do ensino fundamental).

 JUSTIFICATIVA
O projeto: Meio ambiente (lixo no lixo – escola no capricho), tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, buscarmos nos conscientizarmos de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos dele, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
Nesse sentido, o tema visa sensibilizar a comunidade escolar para a prática de atitudes concretas em relação ao meio ambiente escolar a fim de perceber que as ações mais próximas podem contribuir para preservação do planeta.

OBJETIVOS
·       Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar. 
·       Discutir e criar formas alternativas de ação, de como cuidar melhor do meio ambiente. 
·       Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente. 
·      Zelar pelo ambiente escolar;
·      Promover ações concretas de atitudes positivas em relação ao meio ambiente;


DESENVOLVIMENTO

• Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental).

• Pesquisa fotográfica.

• Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental.

• Vídeos (assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto).

• Confecção de cartazes, murais.

• Montagem de maquetes;

• Elaboração de princípios de preservação e cuidados com o meio ambiente.

• Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental.


Ações
Responsáveis
Como fazer
Será indicado um alunos de cada turma, como monitores ambientais, que terão a responsabilidade de zelar junto aos colegas pelo cumprimento das atitudes elencadas anteriormente juntamente com os alunos.
Professor e aluno de cada turma
Durante as aulas observar, orientar o e avaliar o estado de conservação da sala de aula e do pátio.
Serão confeccionados cartazes ilustrativos e informativos a partir da pesquisa e registros (elaborados pelos alunos) para expor no hall da escola.
Professor e corpo discente
Através de aulas e vídeos informativos.
Dramatização e oficinas de aprendizagens, música também poderá fazer parte do projeto.
Professores e alunos
Atividades em sala
Algumas sugestões de atividades: reciclar o papel, mutirão de limpeza, construção de brinquedos com materiais recicláveis
Professores e alunos
Oficina de artes
Escolha de monitores mirins, responsáveis pelo monitoramento do recreio observando e alertando, para posturas ambientalmente corretas aos outros colegas.
Alunos
Através da observação no horário do recreio
Cuidar das plantas e árvores da escola, (cada dia uma turma irá ficar responsável em aguar e cuidar das plantas),
Professores, alunos e pedagoga
Cada dia uma professora irá ficar responsável em levar a sua turma para cuidar e aguar as plantas
 Manter as salas e outras dependências da escola sempre limpas.
Alunos e professores
Monitorando e conscientizando sobre a importância da preservação das dependências da escola
Zelar pelo patrimônio público 
Todos os funcionários e alunos
Conscientização
Buscar junto às empresas da região apoio para adquirirmos lixeiras para coleta correta do lixo.
Direção e pedagógico
Através de ofícios
Conhecer as leis municipais sobre o meio ambiente. 
Professores e alunos
Através de aulas explicativas e informativas
Montagens de jogos, como bingos, trilhas, etc... 
Professores e alunos
Através de oficinas
Palestras sobre o tema ambiental. 
Secretaria do Meio ambiente
Solicitação através de email
Concurso literário Meio Ambiente
Professores, alunos e pedagoga
Através do concurso: Desenhos, frases e poesias
Debate com demais funcionários da escola, sobre necessidade de preservação do patrimônio publico.
Agentes de serviço, Vice diretora e Outros
Bate papo no inicio da aula.


 AVALIAÇÃO

Deverá ser feita de acordo com os resultados obtidos, levando em consideração a receptividade da comunidade escolar, o entendimento dos envolvidos bem como, a mudança de atitudes em relação ao meio escolar.

Vídeo trabalhado:


TURMA DA MONICA "Um Plano para Salvar o Planeta"

Nenhum comentário:

Postar um comentário