domingo, 5 de fevereiro de 2017

ORIENTAÇÃO SEXUAL - 5º ANO



Projeto: "Orientação sexual"



A orientação sexual faz parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que orientam o trabalho nas escolas do nosso país desde 1997. O interessante é que o termo utilizado é “educação sexual”, em vez de “orientação”. Porém, o texto não fala em obrigatoriedade de uma disciplina específica para o tema, mas sugere que ele faça parte do projeto pedagógico das instituições de ensino. Sugere-se que a orientação sexual seja oferecida pela escola, de forma a abordar com as crianças e os jovens as repercussões dos conteúdos transmitidos pela mídia, pela família e pelas demais instituições da sociedade. Espera-se que seja aberto um espaço para discussão e esclarecimentos, onde os jovens - que já trazem alguns conhecimentos sobre o assunto - possam receber da escola informações atualizadas do ponto de vista científico para, a seguir, terem subsídios para desenvolverem atitudes coerentes com os valores que ele próprio eleger como seus.



Público Alvo: Alunos do 5º Ano

Justificativa:
A educação sexual e a afetividade são temas preocupantes para os pais e professores que estão formando cidadãos responsáveis pelos seus atos. A transmissão de doenças, o uso de drogas, o alcoolismo atrelada à violência, gravidez indesejada, principalmente na adolescência e outros temas relacionados.
O adolescente precisa conhecer e respeitar seu corpo, ter consciência dos efeitos das drogas, discernir tabus de valores e atitudes, identificar sua vulnerabilidade e reconhecer o seu valor como "pessoa única e insubstituível".
O projeto visa utilizar metodologias, técnicas e dinâmicas de grupo, abordagem de temas da sexualidade, afetividade e drogas, visando à formação de valores e padrões comportamentais que levem em conta a preservação da vida, da saúde e da integridade física, moral e intelectual dos nossos adolescentes.

Objetivos:
- Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo (o próprio e o do outro);
- Refletir sobre diferenças de gênero e relacionamentos;
- Entender as mudanças que ocorrem na puberdade;
Desenvolver a autoestima;
- Identificar transformações do seu próprio corpo;

- Promover atitudes positivas face à sexualidade.


Objetivo geral
 - Compreender as mudanças fisiológicas e emocionais próprias da sua idade.

Conteúdos
- Corpo humano
- Sistema reprodutivo
- Padrões de beleza

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Envolvimento dos pais (reunião com as famílias para apresentar o programa).

2ª etapa

Vídeos
Palestras

Pesquisas

Nenhum comentário:

Postar um comentário