Por: Andréa Guimarães
Escola e pais, uma parceria
“Toda
pessoa tem o direito a educação, é evidente que os pais também possuem o
direito de serem senão educados ou mesmo informados no tocante a melhor
educação a ser proporcionada a seus filhos” (Piaget, Revista mundo jovem apud,
2007 p.50).
Todo educador sabe da importância da participação dos pais na vida
escolar do seu filho. Para que o aluno tenha um bom desempenho escolar é
necessário que o professor busque a cooperação dos pais.
Silva (1996) argumenta que a comunidade tem um papel importante na
construção da autonomia da escola pública, porque essa ocorrerá na medida em
que a escola esteja a serviço dos interesses autênticos da população.
Paro
(2003), por outro lado, argumenta que a ausência da comunidade na escola
pública torna mais difícil a avaliação do ensino oferecido. Os pais e os
alunos, como usuários da escola, são capazes de apontar problemas e dar
sugestões para a resolução dos mesmos. Embora o autor considere que a simples
execução de tarefas (participar na organização de festas, rifas,etc.) possa ser
o início de um processo de participação mais crítica na escola, argumenta que é
necessário efetivar a partilha do poder, possibilitando à comunidade participar
na tomada de decisões.
É
comprovado que a criança que tem uma participação da família de forma mais
direta e efetiva no cotidiano escolar, apresenta um desempenho escolar mais
satisfatório em relação a aquela criança em que os pais não participam
efetivamente.
As
escolas devem repensar o papel que elas possuem na construção dessa parceria,
levando em conta a necessidade da participação da família no âmbito escolar em
todos os momentos. Pais e alunos, como usuários da escola, são capazes de
apontar problemas e dar sugestões para a resolução dos mesmos. A escola deve
abolir essa prática de chamar os pais somente em reuniões para entrega dos
boletins, para tratar dos problemas de indisciplinas e quando for de seu
interesse para que os pais e a comunidade escolar participem de festas e
eventos em que irão “contribuir financeiramente” para a instituição escolar.
Ouço
muito os professores e gestores reclamarem, dizendo que os pais são ausentes e
que estão repassando para escola suas responsabilidades.
Temos que concordar que a atuação dos pais na escola é realmente
bem rara. De acordo com os resultados de uma pesquisa realizada pelo
Observatório do Universo Escolar. A instituição, um braço do Instituto La
Fabbrica do Brasil, parceira do Ministério da Educação, ouviu mais de 100 pais
e educadores da rede pública e privada de todo país e constatou que só 13% das
escolas públicas mantêm um relacionamento próximo com a família. Por outro
lado, 43,7% dos pais de alunos da rede pública acreditam que, se fossem
promovidos mais encontros e palestras interessantes, haveria maior integração
com a escola.
Será que as escolas públicas no Brasil, realmente dão abertura
para os pais
participarem efetivamente da vida escolar de seus filhos?
O interesse e participação familiar são fundamentais. A escola necessita saber que é uma instituição que completa a família, e que ambos precisam ser um lugar agradável e afetivo para os alunos/filhos. Os pais e a escola devem ter princípios muitos próximos para o benefício do filho/aluno (Tiba, 1996 pág.140)
REFERÊNCIAS
Tiba,
Içami. Disciplina; limite na medida certa 41ª Ed. São Paulo; Gente, 1996 240p.
PIAGET’I.
Para onde vai a educação. José OlympisEd.15ª edição. Rio de Janeiro, 1972/2000
ALTHUON, Beate G. Reunião de Pais: Sofrimento ou Prazer. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
CAJAMAR EM VERSO E PROSA. Projeto estimula a participação dos pais na escola. Cajamar, SP, novembro de 2008. www.cajamar.sp.gov.br/educação Acesso em 19 jan 2014.
PARO, Vítor. Gestão Democrática da escola Pública. São Paulo: Ática, 2003.
__________; Qualidade do Ensino: A Contribuição dos Pais. São Paulo: Xamã, 2003.
PEREZ, Márcia Argenti. Como atrair os pais para a Escola. In: Revista Escola. São Paulo: Abril, 2003.
PISANI, Eliane. Porque a Família deve participar
da Escola. In; Rádio pela Infância.
Dicas!!!
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Como participar da vida escolar de seus filhos
Pais,
·
Compareça na Escola sempre que forem chamados ou por
iniciativa própria;
·
Procure conhecer as regras e normas da Escola
e leve seu filho a respeitá-lás;
·
Participe das reuniões;
·
Participe ativamente e auxilie nas atividades
extracurriculares de seu filho;
·
Incentive hábito da leitura;
·
Proporcione um local adequado em casa para
que a criança possa estudar e fazer os trabalhos de casa;
·
Estabeleça um acordo com a criança, um
horário para a realização dos trabalhos escolares;
·
Procure manter a assiduidade e pontualidade
da criança às aulas;
·
Incentive a criança a participar das atividades
promovidas pela Escola;
·
Ajude a criança a organizar-se nas atividades
escolares para torná-la mais independente e segura de si;
·
Mostre interesse em tudo o que a criança
realiza, incentiva-a nas pesquisas e esclareça suas dúvidas, sem, no entanto,
fazer os trabalhos e Para Casa para ela;
·
Favorecer o desenvolvimento da criança de
acordo com sua capacidade, não faça comparações com irmãos, colegas, etc.,mas
estimula-a a superar-se;
·
Crie um ambiente positivo.
Andréa
Guimarães - Pedagogia - Universidade Norte do Paraná -
UNOPAR, Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Supervisão
Escolar e Neurociência pela Faculdade ISEIB. E-mail:
andreapguimaraes@gmail.com
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