segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Escola e pais, uma parceria

Por: Andréa Guimarães


Escola e pais, uma parceria

“Toda pessoa tem o direito a educação, é evidente que os pais também possuem o direito de serem senão educados ou mesmo informados no tocante a melhor educação a ser proporcionada a seus filhos” (Piaget, Revista mundo jovem apud, 2007 p.50).

Todo educador sabe da importância da participação dos pais na vida escolar do seu filho. Para que o aluno tenha um bom desempenho escolar é necessário que o professor busque a cooperação dos pais.

Silva (1996) argumenta que a comunidade tem um papel importante na construção da autonomia da escola pública, porque essa ocorrerá na medida em que a escola esteja a serviço dos interesses autênticos da população.

Paro (2003), por outro lado, argumenta que a ausência da comunidade na escola pública torna mais difícil a avaliação do ensino oferecido. Os pais e os alunos, como usuários da escola, são capazes de apontar problemas e dar sugestões para a resolução dos mesmos. Embora o autor considere que a simples execução de tarefas (participar na organização de festas, rifas,etc.) possa ser o início de um processo de participação mais crítica na escola, argumenta que é necessário efetivar a partilha do poder, possibilitando à comunidade participar na tomada de decisões.

É comprovado que a criança que tem uma participação da família de forma mais direta e efetiva no cotidiano escolar, apresenta um desempenho escolar mais satisfatório em relação a aquela criança em que os pais não participam efetivamente.

As escolas devem repensar o papel que elas possuem na construção dessa parceria, levando em conta a necessidade da participação da família no âmbito escolar em todos os momentos. Pais e alunos, como usuários da escola, são capazes de apontar problemas e dar sugestões para a resolução dos mesmos. A escola deve abolir essa prática de chamar os pais somente em reuniões para entrega dos boletins, para tratar dos problemas de indisciplinas e quando for de seu interesse para que os pais e a comunidade escolar participem de festas e eventos em que irão “contribuir financeiramente” para a instituição escolar.

Ouço muito os professores e gestores reclamarem, dizendo que os pais são ausentes e que estão repassando para escola suas responsabilidades.

Temos que concordar que a atuação dos pais na escola é realmente bem rara. De acordo com os resultados de uma pesquisa realizada pelo Observatório do Universo Escolar. A instituição, um braço do Instituto La Fabbrica do Brasil, parceira do Ministério da Educação, ouviu mais de 100 pais e educadores da rede pública e privada de todo país e constatou que só 13% das escolas públicas mantêm um relacionamento próximo com a família. Por outro lado, 43,7% dos pais de alunos da rede pública acreditam que, se fossem promovidos mais encontros e palestras interessantes, haveria maior integração com a escola.
Será que as escolas públicas no Brasil, realmente dão abertura para os pais participarem efetivamente da vida escolar de seus filhos? 

O interesse e participação familiar são fundamentais. A escola necessita saber que é uma instituição que completa a família, e que ambos precisam ser um lugar agradável e afetivo para os alunos/filhos. Os pais e a escola devem ter princípios muitos próximos para o benefício do filho/aluno (Tiba, 1996 pág.140)



REFERÊNCIAS 

Tiba, Içami. Disciplina; limite na medida certa 41ª Ed. São Paulo; Gente, 1996 240p.
  
PIAGET’I. Para onde vai a educação. José OlympisEd.15ª edição. Rio de Janeiro, 1972/2000

ALTHUON, Beate G. Reunião de Pais: Sofrimento ou Prazer. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

CAJAMAR EM VERSO E PROSA. Projeto estimula a participação dos pais na escola. Cajamar, SP, novembro de 2008. www.cajamar.sp.gov.br/educação Acesso em 19 jan 2014.

PARO, Vítor. Gestão Democrática da escola Pública. São Paulo: Ática, 2003.

__________; Qualidade do Ensino: A Contribuição dos Pais. São Paulo: Xamã, 2003.


PEREZ, Márcia Argenti. Como atrair os pais para a Escola. In: Revista Escola. São Paulo: Abril, 2003.

PISANI, Eliane. Porque a Família deve participar da Escola. In; Rádio pela Infância.



Dicas!!!


Como participar da vida escolar de seus filhos
Pais,


·         Compareça na Escola sempre que forem chamados ou por iniciativa própria;

·         Procure conhecer as regras e normas da Escola e leve seu filho a respeitá-lás;

·         Participe das reuniões;

·         Participe ativamente e auxilie nas atividades extracurriculares de seu filho;

·         Incentive hábito da leitura;

·         Proporcione um local adequado em casa para que a criança possa estudar e fazer os trabalhos de casa;

·         Estabeleça um acordo com a criança, um horário para a realização dos trabalhos escolares;

·         Procure manter a assiduidade e pontualidade da criança às aulas;

·         Incentive a criança a participar das atividades promovidas pela Escola;

·         Ajude a criança a organizar-se nas atividades escolares para torná-la mais independente e segura de si;

·         Mostre interesse em tudo o que a criança realiza, incentiva-a nas pesquisas e esclareça suas dúvidas, sem, no entanto, fazer os trabalhos e Para Casa para ela;

·         Favorecer o desenvolvimento da criança de acordo com sua capacidade, não faça comparações com irmãos, colegas, etc.,mas estimula-a a superar-se;

·         Crie um ambiente positivo.

Andréa Guimarães - Pedagogia - Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Supervisão Escolar e Neurociência pela Faculdade ISEIB. E-mail: andreapguimaraes@gmail.com


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