domingo, 12 de janeiro de 2014

Importância do Brincar para a primeira infância

Por: Andréa Guimarães

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA”



Nos dias atuais, às crianças estão cada vez mais “antenadas”; passam grande parte do tempo em frente à televisão, no computador, no vídeo-game, e estão compartilhando do mundo adulto, o que acaba levando-as de forma precoce a assumirem responsabilidades que não são próprias para esta fase da vida.
Tudo isso está contribuindo para que cada vez menos, as crianças possam realizar algo imprescindível e de fundamental importância para seu desenvolvimento: Brincar.
Estudos realizados por vários teóricos e especialistas neste campo, comprovam e evidenciam a importância e a influência do brincar para desenvolvimento da criança, principalmente na faixa etária da educação infantil, pois é através da brincadeira que a criança aperfeiçoa uma infinidade de estímulos vitais para sua formação, entre as quais: a coordenação motora, criatividade, raciocínio, identidade, autonomia, comunicação, socialização e aprende a respeitar o próximo. O ato de brincar passou a ser valorizado como algo essencial ao desenvolvimento da criança e próprio da natureza humana, visto que até pouco tempo atrás o brincar era considerado algo desvinculado de importância.
Hoje há uma preocupação por parte dos psicólogos, pedagogos e profissionais da educação sobre a importância do brincar para a primeira infância, e as mudanças na legislação e nas concepções educacionais, obrigam os governos a repensar suas políticas educacionais, não só do ponto de vista do conceito do trabalho a ser desenvolvido, mas também das reorganizações de tempos e de espaços e a formação dos profissionais da educação.
Cabe a nós educadores conhecermos as etapas do desenvolvimento psicomotor das crianças suas necessidades e interesses, bem como as características de cada faixa etária para melhor planejar a ação docente. Estimular a aprendizagem da criança através das brincadeiras, dos jogos pedagógicos etc., respeitando a individualidade e o conhecimento que cada um trás consigo, conhecer a criança com quem vai trabalhar entendê-lá como sujeito social e histórico, proporcionando-a uma maior interação com o meio em que vive e com as pessoas que a rodeiam.
Ressalta-se a importância do atendimento integral a criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo e a importância de planejarmos diretrizes norteadoras que garantem a qualidade do ensino, bem como projetos pedagógicos que assegurem às crianças, espaços de direitos, de brincadeiras, de curiosidade, do lúdico, do acolhimento, de construção da identidade, de interação das crianças maiores com os menores; das crianças com os adultos e com as famílias.
           
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Fundamentos e Metodologias do Cuidar, Brincar e Educar. Curso Superior de Pedagogia – Módulo 3. 

Andréa Guimarães - Pedagogia - Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Supervisão Escolar e Neurociência pela Faculdade ISEIB. 
E-mail: andreapguimaraes@gmail.com

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