Por: Andréa Guimarães
“A
IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA”
Tudo isso está contribuindo para que cada vez menos, as crianças possam realizar algo imprescindível e de fundamental importância para seu desenvolvimento: Brincar.
Estudos
realizados por vários teóricos e especialistas neste campo, comprovam e
evidenciam a importância e a influência do brincar para desenvolvimento da
criança, principalmente na faixa etária da educação infantil, pois é através da
brincadeira que a criança aperfeiçoa uma infinidade de estímulos vitais para
sua formação, entre as quais: a coordenação motora, criatividade, raciocínio,
identidade, autonomia, comunicação, socialização e aprende a respeitar o
próximo. O ato de brincar passou a ser valorizado como algo essencial ao
desenvolvimento da criança e próprio da natureza humana, visto que até pouco
tempo atrás o brincar era considerado algo desvinculado de importância.
Hoje há uma preocupação por
parte dos psicólogos, pedagogos e profissionais da educação sobre a importância
do brincar para a primeira infância, e as mudanças na legislação e nas concepções
educacionais, obrigam os governos a repensar suas políticas educacionais, não
só do ponto de vista do conceito do trabalho a ser desenvolvido, mas também das
reorganizações de tempos e de espaços e a formação dos profissionais da
educação.
Cabe a nós educadores conhecermos as etapas do
desenvolvimento psicomotor das crianças suas necessidades e interesses, bem
como as características de cada faixa etária para melhor planejar a ação
docente. Estimular a aprendizagem da criança através das brincadeiras, dos
jogos pedagógicos etc., respeitando a individualidade e o conhecimento que cada
um trás consigo, conhecer a criança com quem vai trabalhar entendê-lá como
sujeito social e histórico, proporcionando-a uma maior interação com o meio em
que vive e com as pessoas que a rodeiam.
Ressalta-se a importância do atendimento integral a criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo e a importância de planejarmos diretrizes norteadoras que garantem a qualidade do ensino, bem como projetos pedagógicos que assegurem às crianças, espaços de direitos, de brincadeiras, de curiosidade, do lúdico, do acolhimento, de construção da identidade, de interação das crianças maiores com os menores; das crianças com os adultos e com as famílias.
Ressalta-se a importância do atendimento integral a criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo e a importância de planejarmos diretrizes norteadoras que garantem a qualidade do ensino, bem como projetos pedagógicos que assegurem às crianças, espaços de direitos, de brincadeiras, de curiosidade, do lúdico, do acolhimento, de construção da identidade, de interação das crianças maiores com os menores; das crianças com os adultos e com as famílias.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BATISTA, Cleide
Vitor Mussini. Fundamentos e
Metodologias do Cuidar, Brincar e Educar. Curso Superior de Pedagogia –
Módulo 3.
Andréa Guimarães - Pedagogia - Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Supervisão Escolar e Neurociência pela Faculdade ISEIB.
E-mail: andreapguimaraes@gmail.com
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